Vicunha no deserto - João Paulo de Vasconcelos

Lhamas pelo caminho

É impossível viajar pelos andes na Bolívia, Chile e Peru sem notar os animais mais presentes na cultura local. As famosas Lhamas são conhecidas por qualquer um que já tenha pelo menos ouvido falar na região – ou tenha visto A Nova Onda do Imperador – por serem comuns na área, ou até mesmo por cuspirem nas pessoas que incomodam (normalmente turistas). O que muita gente não sabe é que o bicho que muitas vezes é visto nas fotos nem sempre é uma Lhama.

As Lhamas são os Camelos da América do Sul, só que algumas delas na verdade são Alpacas ou Vicunhas. As diferenças não são tantas, mas são um pouco importantes ainda mais porque em alguns lugares, como no Chile, as Vicunhas são protegidas por lei. Elas são as que têm os pelos mais curtos, e são os que mais vivem livres e ainda existem como animais selvagens. Seu único uso comercial é pela lã, que é artigo de luxo nos andes e é vendida a preços altíssimos por sua qualidade.

As lhamas são domesticadas e criadas para serem comidas pelos povos andinos.
As lhamas são domesticadas e criadas para serem comidas pelos povos andinos.

A Alpaca também é usada para o fornecimento de lã, só que por ser mais peluda e mais comum é bem mais barata e sua lã acaba sendo matéria-prima para os principais souvenirs vendidos na região dos andes. Já as Lhamas são domesticadas desde a época dos Incas e utilizadas para o fornecimento de carne. No Chile e no Peru é comum até achar espetinhos de carne de Lhama, e elas estão nos cardápios de grande parte dos restaurantes.

Veja mais fotos no meu site ou no Flickr.

Anúncios

O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s