Jipe na Bolivia - João Paulo de Vasconcelos

Como visitar o deserto boliviano

– Você tem que levar pelo menos 5 litros de água pra cada um, não tem cidade nenhuma no caminho e vocês vão ficar em lugares que não têm muita coisa. – Me contou uma senhora boliviana explicando como seria visitar uma das regiões mais bonitas do seu país.
– Tá bom, mas não tem muita coisa como? – Perguntei.
– Não tem eletricidade, nem água. E é bom levar um casaco que esquente de verdade, faz bastante frio lá no alto.
– Frio tipo em El Tatio? – Eu sabia que a altitude seria ainda maior na Bolívia, mas por mais que eu ame o frio não estava preparado para vários dias daquele jeito, e teria que dar um jeito de arranjar mais casacos.
– Não, nada é frio como El Tatio agora no verão, não se preocupe.

Assim começamos a nos preparar para embarcar em um dos momentos mais esperados da viagem: as Lagunas Bolivianas e o Salar de Uyuni. Não há muitas maneiras de se aventurar dentro dessa área deserta da Bolívia, ou você aluga um jipe, ou você tem um jipe, ou você faz um tour com alguém que tenha um jipe. Como não tínhamos carro, e nossos conhecimentos de navegação por mapa dentro de um deserto desconhecido até aquele momento eram nulos, resolvemos fechar um tour. Era algo mais simples: somente 6 pessoas dentro de um jipe cruzando o deserto com um motorista boliviano que ia explicando um pouco sobre cada um dos lugares que visitávamos durante os próximos 3 dias. Saímos de San Pedro de Atacama, no Chile, e cruzamos a fronteira numa viagem que terminaria em Uyuni, na Bolívia.

Viajando pelo deserto boliviano

Os próximos dias seriam tranquilos, passando pouco a pouco pelas Lagunas, alguns vulcões e géiseres, até finalmente chegarmos ao Salar de Uyuni. Na primeira noite ficaríamos em um alojamento bem simples, todos os 6 juntos, onde não seria possível tomar banho pela falta de água, e na segunda dormiríamos em um hotel feito de sal. A comida já seria levada dentro do jipe e era suficiente para toda a viagem, contando pelo menos 4 refeições diárias.

Viajando pelo deserto boliviano

Essa região da Bolívia é uma das mais incríveis do mundo, com cenários que poderiam muito bem ser de outro planeta. Cada canto tem sua particularidade e merece ser mostrado com mais atenção, então no próximo post vou mostrar as primeiras lagunas do passeio.

Mais fotos da viagem no meu Flickr ou no meu site.

Anúncios

7 comentários sobre “Como visitar o deserto boliviano

      1. Hahaha! Por isso mesmo eu disse pra não parar de postar! Vou indicar o teu blog pra uma amiga minha que vive sonhando em fazer uma trip dessas, sonho antigo, ela vai enlouquecer lendo e vendo tuas fotos! Un abrazo y gracias por compartir! 🙂

        Curtido por 1 pessoa

  1. Tá tão gostoso de acompanhar os relatos, é realmente uma aventura!! 6 pessoas + sem banho + hotel de sal, caramba :O
    Meus comentários aqui logo logo se tornarão repetitivos… Sempre elogios!
    Aguardo os próximos!! 😀

    Curtido por 1 pessoa

O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s